Palestra 23 - Fantasias Místicas E Religiosas - Sincretismo E Ecletismo


A palestra, transmitida de maneira simples, objetiva e exemplificada, abordará os seguintes tópicos:

  1. Verdadeiro sentido do vocábulo "Religião", na acepção panorâmica da idéia, significa, na verdade, a "religação" da criatura ao seu Criador. Todo o esforço que o homem efetua no sentido de aproximar-se ou assemelhar-se com Deus, é sempre um ato religioso porque o transforma e o eleva, isto é, o "religa" com seu Autor.
     
  2. Os seguidores de exterioridades e cultos extravagantes estão mergulhados em profunda escuridão mental: seguem caminhos enganosos, andam no escuro, erram e sofrem.
     
  3. Guiísmo, falsa espiritualidade e primarismo religioso.
     
  4. Coisas insensatas e grotescas, à guisa de atos elevados, alimentam a fantasia religiosa e a mística.
     
  5. DEUS e os verdadeiros Guias não se impressionam com rituais, cultos exterioridades e fantasias religiosas.
     
  6. A dor e os sofrimentos despertam as energias de defesa que estão adormecidas nas profundezas do Espírito.
     
  7. Tratamento homeopático espiritual. As energias primárias que nos trouxeram até aqui, são as mesmas que, sublimadas, nos levarão à angelitude consciente.
     
  8. Qualquer forma de dependência impede a conquista do verdadeiro conhecimento. Ortodoxia e fanatismo atrasam a evolução.
     
  9. Esclarecimento é melhor do que confissão e penitência.
     
  10. As nuvens desaparecem quando penetradas pelos raios de luz solar; os erros e os males desaparecem também quando são iluminados pela Luz da Verdade.
     
  11. Homem terreno vive para o corpo; o universalista vive para o eterno.
     
  12. Segurança psicológica e o amadurecimento dependem do conhecimento real das leis do Espírito; sofrimentos, perturbações, depressão são sinais de que a criatura está fora da rota espiritual.
     
  13. Podemos reconhecer os sinais da imaturidade e do infantilismo adulto, que se manifesta com atitudes e reações infantis, nas várias circunstâncias da vida. Em religião é onde mais se reconhece o infantilismo, aceita-se docilmente o domínio das igrejas e sacerdotes. São os prisioneiros de regras feitas pelos homens.

As palestras são transmitidas de maneira simples, objetiva e exemplificada, em diversos dias e horários. Ao final da palestra, todos os presentes recebem o Passe Coletivo.