Palestra 5 - O Espiritismo e a sua Missão


   A palestra aborda de forma clara e objetiva a missão do Espiritismo e sua diferença das demais religiões, inclusive as ditas espíritas.
O Espiritismo, através das verdades espirituais, explica o que somos, de onde viemos, para onde vamos e porque sofremos, utilizando-se das leis naturais da EVOLUÇÃO, SOBREVIVÊNCIA DA ALMA, REENCARNAÇÃO e LEI DE CAUSA E EFEITO.
"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. – Porém, o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito". (João, XIV, 15 a 17 e 26).
  Jesus promete outro Consolador: O Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender; Consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que Cristo disse. Se, pois, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não pôde dizer tudo. Se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o seu ensino foi esquecido ou mal compreendido.
O Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei, ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse em parábolas. Advertiu o Cristo: "Ouçam os que têm ouvidos para ouvir." O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.
  Disse o Cristo: "Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados." Mas como há de alguém sentir-se ditoso por sofrer, se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurará o salário. O Espiritismo lhe dá fé inabalável no futuro e dúvida pungente não mais se lhe apossa da alma. Dando-lhe a ver do alto as coisas, a importância das vicissitudes terrenas some-se no vasto e esplêndido horizonte que ele o faz descortinar, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.
  Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consolação pela fé e pela esperança.
Sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que vos há de curar. Os fracos, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos. Venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e vos achais oprimidos, e sereis aliviados e consolados. Não busqueis alhures a força e a consolação, pois que o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações por meio do Espiritismo. Escutai-o. Extirpados sejam de vossas almas doloridas a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade. São monstros que sugam o vosso mais puro sangue e que vos abrem chagas quase sempre mortais. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai. Sede dóceis aos Espíritos do Senhor. Invocai-o do fundo de vossos corações. Então, Ele vos enviará o seu Filho bem-amado, para vos instruir e vos dizer estas boas palavras: Eis-me aqui; venho a vós, porque me chamastes!
ESPÍRITO DE VERDADE - Bordeaux, 1861
(O Evangelho Segundo o Espiritismo)

As palestras são transmitidas de maneira simples, objetiva e exemplificada, em diversos dias e horários. Ao final da palestra, todos os presentes recebem o Passe Coletivo.

  • Bibliografia Básica
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
     
  • Missão do Espiritismo - Ramatis
     
  • O Livro dos Espíritos – Allan Kardec