Palestra 15 - A Idade Mental Do Espírito - A Inteligência - A Moral - Pecados E Virtudes
A palestra mostra, de forma simples e exemplificada, que vida é a constante acumulação de conhecimento – o armazenamento do resultado de experiências.
A lei de causa e efeito está em constante operação, e colhemos o que semeamos, não como castigo, porém como um efeito, segundo a causa que o produziu. A teologia nos ensina que somos castigados por causa dos nossos pecados, porém o conhecimento mais elevado nos mostra que somos castigados em nossos erros, e não por eles.
A alma humana está constantemente aplicando a prova da experiência a todas as fases da vida – passando de uma encarnação à outra, aprendendo constantemente novas lições e adquirindo nova sabedoria. Mais cedo ou mais tarde, ela nota quão prejudiciais são certos atos – descobre a loucura de certas ações e modos de vida.
De que utilidade seria toda essa pena e sofrimento, se a vida atual fosse tudo? Mas levamos o benefício de nossa experiência a outra vida e evitamos a dor ali. Olhamos ao nosso redor e nos estranha observar que certos conhecidos nossos não podem ver a loucura de certas formas de ação, quando para nós está clara – mas esquecemo-nos de que passam agora e que deixamos atrás: o desejo e a ignorância – não pensamos que em futuras existências esta gente estará livre deste engano e desta dor, porque terá aprendido a lição por experiência, o mesmo que fizemos nós.
Ao final da palestra, todos os presentes recebem o Passe Coletivo.
- Bibliografia Básica
- O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
- O Evangelho à Luz do Cosmo - Ramatis
- 14 Lições de Filosofia Yogue - Ramasharakaálcool, fumo, carne, sexo, etc.).